O círculo da luz solar oblíqua do meio da manhã vinda da clarabóia do Katholikon na Rotunda da Anastásis, da Ressurreição, incidia três passos adiante do Lugar da Aparição do Ressuscitado a Maria Madalena e aí, no ponto que o sol designava voltado a poente o primeiro diácono cantou às nações do Ocidente o encontro entre a que amou e o Amado vivo de novo, no Evangelho de João, ela a correr a dizer: vi o Senhor!; a procissão percorreu meia rotunda, atravessou a oração suspensa dos Coptas e outra vez João o discípulo amado ofereceu a narrativa que o segundo diácono cantou às nações do Sul, o surgir do Ressuscitado no meio dos discípulos, atravessando paredes e portas aferrolhadas por medo, que abundam sempre em Jerusalém: vimos o Senhor!, a segunda vez sinais da Paixão mostrados no Corpo Glorioso, para convencer Tomé o duvidoso; a procissão continuou e, desviando-se da Rotunda da Ressurreição, foi deter-se entre a Pedra da Unção e a Porta da Basílica e o terceiro diácono cantou às nações do Oriente, palavras de Lucas, a viagem desiludida dos dois discípulos que desciam para Emaús caía a tarde: é verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão Pedro!; a procissão voltou à Rotunda da ressurreição e diante das portas abertas da edícula do Santo Sepulcro o quarto diácono cantou às nações do Norte a narração de Marcos sobre a visita matutina das mulheres ao sepulcro à procura do corpo do Crucificado: não está aqui, ressuscitou!
O anúncio foi cantado em cada ponto cardial, como cumprindo o sentido da Santa Cruz de Jerusalém, a penta-Cruz, uma Cruz grande central e em cada ângulo definido entre os seus braços uma menor, quatro, a significar o evento pascal como acontecimento cósmico cuja notícia deve chegar ao mundo inteiro, a todas as nações dos quatro cantos da terra global globo que habitamos. Esta é a Cruz distintiva da Custódia da Terra Santa e de outras instituições ligadas a Jerusalém, como a Ordem Equestre dos Cavaleiros do Santo Sepulcro.
Esta era já a terceira volta, porque ao Terceiro Dia é que é a Ressurreição! As duas primeiras tinham sido muito lentas, parando a cada momento, a multidão apertando nas passagens mais estreitas, muitos os Coptas, chegados durante a celebração dos Latinos em alegre procissão de ramos; abria a Cruz patriarcal, duas barras horizontais, depois, belo alto e iluminado, o Círio Pascal, elevado pelas mãos do diácono, finalmente o Evangeliário, capas de prata, o Ressuscitado vitorioso em relevo.
Os franciscanos e os seminaristas do Patriarcado, os concelebrantes, o Patriarca e os seus auxiliares, cada um a luz entre as mãos, percorríamos a Rotunda da Ressurreição sob a cúpula majestosa, contornando a edícula, o incenso subindo, o canto erguendo-se e o órgão galgando as paredes e fazendo vibrar as emoções.
A grande celebração do Domingo da Páscoa da Ressurreição conclui sempre, na Basílica do Santo Sepulcro, com esta procissão ritual de proclamação dos trechos evangélicos mais significativos que contam a vitória de Cristo sobre a morte, aqui, no sepulcro escavado na rocha que o mármore da edícula esconde e protege. A Celebração eucarística tinha acontecido em frente à entrada da edícula, incrustada numa coroa sonora polifónica, os Gregos cantando no seu Coro, os Arménios na primeira galeria e os Coptas no lado de trás da edícula, os sininhos dos turíbulos soando continuamente, as vozes alteando progressivamente e aquilo que poderia ser impedimento foi desde o princípio enquadramento, ouvíamos a todos e todos nos ouviam e a Rotunda da ressurreição é mesmo isso, a casa de toda a gente e o erguer-se cónico concavo em três lanços de galerias da cúpula conduz a diversidade toda à unidade do destino aqui sempre o mesmo e apenas um.
Este pequeno edifício, no centro da Rotunda, sustentado de pé por vigas de aço, abriga o lugar do Túmulo de Jesus, oito metros e trinta por quase seis dividido em dois compartimentos, o vestíbulo, dito a capela do Anjo porque aí estaria sentado, em pedra que ainda se conserva, o mensageiro que anunciou às mulheres o que só a noite vira, quando vieram noite ainda, a aurora a anunciar o Dia, procurar Aquele que haviam deixado morto; a segunda câmara é a do Túmulo propriamente dito e para aqui entrar é preciso baixar-se abaixo de um metro e trinta e três, quanto mede a porta que lhe dá acesso, pedagogia para permitir olhar o Mistério do Lugar que só aos pequeninos se oferece, que os grandes não precisam da Morte e Ressurreição de Cristo para nada, bastam-se a si mesmos; a porta da câmara interior da edícula, onde está o Túmulo, faz-nos descer e também nos faz adoptar à partida a posição da veneração, que é inclinar-se perante o Venerado e também nos obriga a olhar o chão que é o que importa que nos lembremos que somos ao abeirarmo-nos do Sepulcro vazio de Cristo Morto-Ressuscitado e também, ao inclinarmo-nos, nos dobramos sobre nós próprios que é condição para que quem franqueia aquele Lugar se a olhe a si mesmo diante da potência regeneradora que a memória do Acontecimento Pascal oferece.
A Páscoa em Jerusalém é que se quer a si mesma não apenas a zelar santuários preciosos da memória da fé mas implicada na transmissão da mensagem que neles se preserva e comemora a cada tempo, a todos aos quatro pontos cardeais. E o mundo inteiro aqui converge neste Dia, precisamente aqui.
A chegar a hora de partir da Cidade da Páscoa, todos cá nascemos, a convicção de ter vivido um grande privilégio é mais profunda porque tanto quanto possível foram partilhados estes dias, como a Páscoa na Rotunda da Ressurreição, aqui, em Jerusalém, aos quatro pontos cardeais.
Beautifully written! I love how this post reflects the essence of Easter and its connection to all corners of the world. Thank you for sharing such inspiring thoughts! dui que significa virginia
ResponderEliminarEaster at the Four Cardinal Points sounds like an incredible celebration of culture, community, and renewal! The symbolism of the cardinal directions tied with Easter traditions opens up a beautiful narrative of connection and exploration. I’d love to learn more about how the event incorporates these themes—does it include regional cuisines, music, or rituals from different parts of the world? Looking forward to diving deeper into this unique celebration! arlington criminal defense lawyer Protect Your Rights, Secure Your Future – Expert Legal Support You Can Trust.
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